top of page

Tendências de Pesquisa dos Portugueses no Natal

O NATAL ESTÁ NO DIGITAL

por Ana Cristina Leitão marketing digital, marketing sazonal, natal, natal digital, tendências de marketing digital, tendências de pesquisa, tendências natal



Pode parecer cliché falar-lhe todos os anos das tendências de pesquisa relacionadas com o Natal, e é, mas quando se tem uma empresa que depende da vontade dos consumidores, os clichés, as tendências, os comportamentos e hábitos de compra de portugueses não podem ser ignorados. Logo, considere este artigo de leitura obrigatória se tem um negócio que em muito depende das receitas da época natalícia.


Estamos aqui este ano novamente para lhe falar sobre o que os portugueses procuram neste natal, o que compram, oferecem e pretendem gastar na época natalícia.



Comportamento de Pesquisa vs Compra


Há 2 comportamentos muito importantes que tem que ter em conta:


  1. Os internautas que procuram online e compram offline

  2. Os internautas que procuram online e compram online

Dicas para uma presença relevante para o seu comprador


A maior fatia reside sobretudo na primeira opção, por isso, apesar de poderem não ter a vossa empresa a vender directamente online é importante que tenham uma presença na internet. Mas atenção – nem toda a presença conta, uma má presença online, com uma má imagem, retira-lhe credibilidade e na altura dos portugueses compararem as suas opções isso vai pesar nas suas decisões. Considere as seguintes dicas para uma presença adequada à sua empresa:



  • Opte por 2 ou 3 canais que considere essenciais, tendo em conta as pesquisas pelo seu sector e produtos que comercializa

  • O site é a sua montra online, tenha um site cuidado, com boa imagem, segurança, factores de credibilidade e adaptado a dispositivos móveis, para facilitar a navegação do utilizador seja num portátil, tablet ou telemóvel

  • no Google os internautas demostram claramente o seu interesse em serviços e produtos por isso aqui deve considerar destacar a sua presença tendo em conta estas pesquisas

  • no Facebook por isso os interesses são revelados mais pelas interacções e páginas seguidas, entre e outros parâmetros, pelo que aqui deve gerar conteúdo relevante consoante estes interesses


  • Considere o seu nível de investimento consoante a sua possibilidade de retorno – não invista demasiado em meios que onde o seu público-alvo não está tanto presente, mas não corte investimento onde claramente há possibilidade de aumentar a sua rede de potenciais clientes

  • Tem em conta a sazonalidade e temáticas importantes para os consumidores – dificilmente as pessoas procuram por cobertores antes do verão ou folares da páscoa antes do Natal, por isso adeque a sua oferta a cada altura do ano.


Agora que tem os pontos-chave que necessita vamos ao que interessa então para agora – o Natal!

Dicas para uma presença relevante para o seu comprador


A maior fatia reside sobretudo na primeira opção, por isso, apesar de poderem não ter a vossa empresa a vender directamente online é importante que tenham uma presença na internet. Mas atenção – nem toda a presença conta, uma má presença online, com uma má imagem, retira-lhe credibilidade e na altura dos portugueses compararem as suas opções isso vai pesar nas suas decisões. Considere as seguintes dicas para uma presença adequada à sua empresa:



  • Opte por 2 ou 3 canais que considere essenciais, tendo em conta as pesquisas pelo seu sector e produtos que comercializa

  • O site é a sua montra online, tenha um site cuidado, com boa imagem, segurança, factores de credibilidade e adaptado a dispositivos móveis, para facilitar a navegação do utilizador seja num portátil, tablet ou telemóvel

  • no Google os internautas demostram claramente o seu interesse em serviços e produtos por isso aqui deve considerar destacar a sua presença tendo em conta estas pesquisas

  • no Facebook por isso os interesses são revelados mais pelas interacções e páginas seguidas, entre e outros parâmetros, pelo que aqui deve gerar conteúdo relevante consoante estes interesses


  • Considere o seu nível de investimento consoante a sua possibilidade de retorno – não invista demasiado em meios que onde o seu público-alvo não está tanto presente, mas não corte investimento onde claramente há possibilidade de aumentar a sua rede de potenciais clientes

  • Tem em conta a sazonalidade e temáticas importantes para os consumidores – dificilmente as pessoas procuram por cobertores antes do verão ou folares da páscoa antes do Natal, por isso adeque a sua oferta a cada altura do ano.


Agora que tem os pontos-chave que necessita vamos ao que interessa então para agora – o Natal!

Infográfico de ‘Natal no Digital’ que deve guardar religiosamente


Para ajudarmos já em uma das dicas, e porque estamos bem dentro do espírito natalício, hoje trazemos um presente para o sapatinho – Um infográfico gratuito com as tendências online para o Natal.


Neste infográfico vai encontrar:



  1. Principais prendas que os portugueses pretendem oferecer no Natal

  2. Top pesquisas em Portugal nesta época

  3. Quanto o consumidor português pretende gastar no Natal e como pretende gastar

Foi cliché? Foi.


Foi tendicioso? Foi.


O Natal vive de clichés, e a sua empresa de tendências por isso não faça deste artigo mais um para guardar nos favoritos que nunca vai ler. Utilize-o a favor da sua empresa e esteja onde onde estão os seus clientes: no Digital!


Entre em 2018 sem desculpas e com o pé direito no mundo digital – se não tiver tempo para elaborar a sua estratégia sozinho, fale connosco, nós podemos ajudar.


Boas Festas, Feliz Natal e boas vendas natalícias!

bottom of page