OS NÚMEROS NÃO MENTEM: O DIGITAL CONTINUA A CRESCER
por Carina Moreira compras online, marketing digital, redes sociais, Internet

Dizer que os portugueses estão cada vez mais digitais não é propriamente uma novidade. Já aqui falei sobre as mudanças nos comportamentos dos consumidores e de como a COVID-19 acelerou a transformação digital das empresas em Portugal.
Assim, a pergunta que se impõe é simples: como está o panorama digital em Portugal atualmente? O último relatório da We Are Social e da Hootsuite, revela todos os dados relacionados com a utilização da Internet, das redes sociais, do telemóvel, das compras online e do marketing digital. Vamos conhecê-lo?
Os portugueses e a utilização da internet
Em janeiro de 2021, Portugal contava 10,18 milhões de habitantes (menos 0,3% do que em janeiro de 2020), sendo que 66,6% dos portugueses vive em zonas urbanas e 33,3% em zonas rurais.
Dos 10,18 milhões de habitantes, 8,58 milhões utilizam a internet, ou seja, 84,2% da população portuguesa utiliza a internet, um aumento de 0,7% face ao ano anterior, e, em média, cada português está online mais de sete horas por dia.
Utilizar a internet é, muitas vezes, sinónimo de fazer pesquisas online. No Google, os temas mais procurados entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2020 foram “meteorologia”, “Facebook”, “tradutor”, “tempo” e “Google”.
De acordo com o relatório, os cincosites mais procurados em dezembro de 2020 foram:
Google.com – com 278 milhões de visitas
Youtube.com – com 106 milhões de visitas
Facebook.com – com 101 milhões de visitas
Google.pt – com 60,1 milhões de visitas
Sapo.pt – com 53 milhões de visitas
Paralelamente ao crescimento da utilização da internet, surgem mais preocupações no que à privacidade e segurança online dizem respeito. De facto, 75,7% dos portugueses mostram-se preocupados com a veracidade, ou falta dela, das informações online e 53,9% dos internautas expressam preocupação face à utilização dos seus dados por parte das empresas.

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Panorama digital em Portugal
OS NÚMEROS NÃO MENTEM: O DIGITAL CONTINUA A CRESCER
por Carina Moreira compras online, marketing digital, redes sociais, Internet
Dizer que os portugueses estão cada vez mais digitais não é propriamente uma novidade. Já aqui falei sobre as mudanças nos comportamentos dos consumidores e de como a COVID-19 acelerou a transformação digital das empresas em Portugal. Assim, a pergunta que se impõe é simples: como está o panorama digital em Portugal atualmente? O último relatório da We Are Social e da Hootsuite, revela todos os dados relacionados com a utilização da Internet, das redes sociais, do telemóvel, das compras online e do marketing digital. Vamos conhecê-lo? Os portugueses e a utilização da internet Em janeiro de 2021, Portugal contava 10,18 milhões de habitantes (menos 0,3% do que em janeiro de 2020), sendo que 66,6% dos portugueses vive em zonas urbanas e 33,3% em zonas rurais. Dos 10,18 milhões de habitantes, 8,58 milhões utilizam a internet, ou seja, 84,2% da população portuguesa utiliza a internet, um aumento de 0,7% face ao ano anterior, e, em média, cada português está online mais de sete horas por dia. Utilizar a internet é, muitas vezes, sinónimo de fazer pesquisas online. No Google, os temas mais procurados entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2020 foram “meteorologia”, “Facebook”, “tradutor”, “tempo” e “Google”. De acordo com o relatório, os cinco sites mais procurados em dezembro de 2020 foram:
Google.com – com 278 milhões de visitas
Youtube.com – com 106 milhões de visitas
Facebook.com – com 101 milhões de visitas
Google.pt – com 60,1 milhões de visitas
Sapo.pt – com 53 milhões de visitas
Paralelamente ao crescimento da utilização da internet, surgem mais preocupações no que à privacidade e segurança online dizem respeito. De facto, 75,7% dos portugueses mostram-se preocupados com a veracidade, ou falta dela, das informações online e 53,9% dos internautas expressam preocupação face à utilização dos seus dados por parte das empresas. Redes sociais? Like! Dos 10,18 milhões de portugueses, 7,8 milhões utilizam as redes sociais, ou seja, 76,6% da população portuguesa tem conta ativa nas redes sociais, um aumento de 11% (800 mil portugueses) face a 2020. Segundo o relatório, cada português tem, em média, 8,7 contas nas redes sociais, nas quais despende, em média, 2 horas e 18 minutos por dia. Relativamente às plataformas mais utilizadas, o top cinco é composto por:
YouTube – 92,1%
Facebook – 88,2%
WhatsApp – 82,5%
Facebook Messenger – 79,4%
Instagram – 75,3%
Relativamente ao género dos utilizadores, os números apresentados mostram que as redes sociais são utilizadas tanto por homens como por mulheres, com ligeiras diferenças entre eles:
Facebook– 52,4% mulheres | 47,6% homens
YouTube– 49,7% mulheres | 50,3% homens
Instagram– 54,2% mulheres | 45,8% homens
Facebook Messenger – 54,0% mulheres | 46,0% homens
Linkedin– 48,5% mulheres | 51,5% homens
Snapchat– 66,7% mulheres | 32,6% homens
Twitter– 32,8% mulheres | 67,2% homens
Pinterest– 80,6% mulheres | 14,9% homens
Crescimento da utilização do telemóvel Longe vai o tempo em que para aceder à internet era necessário um computador. De acordo com o relatório da We Are Social e da Hootsuite, 8,14 milhões de portugueses (94,6%) acedem à internet através do telemóvel, existindo 15,8 milhões de conexões (cartões SIM), o que corresponde a 155,1% da população portuguesa. E os números expressivos não param: 96,9% dos portugueses que utilizam redes sociais, acedem às suas contas através do telemóvel, sendo que 74% utilizam Android e 25,7% usam Apple. Relativamente às aplicações móveis, chat (95,8%), redes sociais (96,2%), entretenimento e vídeo (86,4%), mapas (82,2%) e shopping (666,7%) são as aplicações mais utilizadas.

Compro, logo existo
Nos últimos anos, as compras online têm vindo a aumentar e não é de estranhar que a pandemia tenha acentuado o seu crescimento. Fechados em casa, os portugueses tiveram de encontrar novas respostas para as suas necessidades e compras online foram, sem qualquer dúvida, uma tábua de salvação.
Assim, e segundo os números, há 5,11 milhões de portugueses a comprar online, um aumento de 19,5% face ao ano anterior. Numa análise mais detalhada, o relatório dá conta de números bastante expressivos em todas as faixas etárias:
16 – 24 anos: 62,3% dos portugueses fizeram uma compra online
25 - 34 anos: 75,4% dos portugueses fizeram uma compra online
35 - 44 anos: 71,5% dos portugueses fizeram uma compra online
45 - 54 anos: 70,6% dos portugueses fizeram uma compra online
55 - 64 anos: 61,8% dos portugueses fizeram uma compra online
Das compras realizadas, o relatório apresenta os gastos (em dólares) para oito categorias:
Viagens, Mobilidade & Acomodação– 1,38 biliões de dólares (-48,9%)
Moda & Beleza - 1,18 biliões de dólares (+21,1%)
Eletrónica & Media Físicos – 866,9 biliões de dólares (+15,6%)
Comida e Cuidados Pessoais – 346,6 biliões de dólares (+26,9%)
Móveis e Decoração – 347,6 biliões de dólares (+23,6%)
Brinquedos & Hobbies – 677,1 biliões de dólares (+16,4%)
Música Digital – 50,83 biliões de dólares (+29,5%)
Jogos de vídeo – 1119,4 biliões de dólares (+23,7%)
Relativamente ao e-commerce, o relatório destaca ainda que 66,7% dos portugueses utilizaram aplicações de shopping num telemóvel e/ou tablet e que 36,1% compraram efetivamente um produto através do telemóvel.
A descoberta de novas marcas continua a ter nas recomendações “boca-a-boca” a sua principal fonte (39,3%), seguindo-se os anúncios de televisão (38,9%), os motores de busca (38,8%) e os anúncios nas redes sociais (33,8).
Já no que diz respeito à forma de pesquisar marcas, destacam-se os motores de busca (64,6%), as redes sociais (43%), os sites comparadores de preço (38,7%) e as reviews dos consumidores (22,3%).
O relatório daWe Are Social e da Hootsuite não deixa dúvidas:
O número de utilizadores de internet continua a aumentar, assim como o tempo passado online;
A utilização das redes sociais continua a crescer;
O telemóvel é cada vez mais utilizado nas pesquisas online;
O e-commerce está a crescer e a pandemia teve um forte impacto nesse crescimento
Se ainda não pensou na transformação digital do seu negócio, não perca mais tempo! O digital veio para ficar e não pode deixar a sua empresa de fora. Se precisar de ajuda, já sabe: fale connosco!