SAIBA O QUE FAZER PARA CRIAR A IDENTIDADE VISUAL DO SEU NEGÓCIO
por Carina Moreira rebranding, Identidade Visual, Branding, Estratégia de Marca

Ter uma marca forte e reconhecida é um dos objetivos de qualquer empresa, independentemente da área de atividade e da dimensão. Éatravés da marca que as pessoas se identificam com o seu negócio e é nela que pensam quando precisam de determinado produto ou serviço, mas, num mercado cada vez mais competitivo, como é que a sua marca se destaca de todas as outras e se mantém viva na memória dos consumidores?
A resposta está na identidade visual da sua marca! Pense numa pessoa: a forma como fala, a maneira como se veste, o tom da voz ou determinadas atitudes ajudam a perceber a personalidade dessa pessoa, certo? Com as marcas acontece a mesma coisa: há um conjunto de elementos que refletem a personalidade da sua marca, tornando-a única e inesquecível.
Mas então o que é a identidade visual? É o logotipo? São as cores vibrantes? É o nome escolhido? Bem, a identidade visual é tudo isto e muito mais! Continue a ler e explico-lhe todos os passos para criar uma identidade visual forte para a sua marca.
Identidade visual: o que é e porque é importante?
Quando falamos em marca, o primeiro elemento visual que nos vem à cabeça é o logotipo e, por isso, é muito comum pensar que logotipo e identidade visual são a mesma coisa. Não são e até já falei disso noutro artigo, lembra-se?
Criar um logótipo é apenas um pequeno passo para o desenvolvimento de uma identidade visual sólida e completa. Quer um exemplo? Pense na Coca-Cola. Consegue imaginar o logótipo da Coca-Cola com outro tipo de letra ou noutra cor?

A identidade visual é muito mais do que juntar um símbolo bonito a um nome sonante. Juntos, todos os elementos da sua identidade visual contam a história da sua empresa - quem é e o que a diferencia das demais - e, por isso, tem de refletir os valores e a visão do seu negócio, caso contrário arrisca-se a confundir ou até mesmo desiludir a sua audiência. Confuso? Pense comigo: se comprar um Ferrari, espera um carro rápido e potente, certo? É isso que a marca, com o símbolo do cavalo e a cor vermelha, transmite. Se comprasse um Ferrari e não conseguisse ultrapassar um carro de outra marca qualquer em menos de 5 segundos, não ficava desiludido?
Trabalhar a identidade visual da sua marca, de forma séria e consistente, é fundamental para que o seu público consiga:
identificar-se com a sua marca e envolver-se com o seu negócio;
reconhecer valor à sua marca e confiar nos seus produtos/serviços;
sentir que pertence à cultura criada pela sua marca.
Agora que já percebeu o que é a identidade visual e porque é importante para a sua marca, continue a ler e veja todos os passos para criar uma identidade visual de sucesso. Vamos a isso?
6 passos para criar a identidade visual do seu negócio
Se uma imagem vale mais do que mil palavras, uma identidade visual vale um milhão! Mas lembre-se: para criar uma identidade visual forte, é preciso mais do que combinar cores e símbolos. Então, por onde começar? Veja todos os passos a seguir:
PASSO 1 – PENSE NO SEU NEGÓCIO
A identidade da sua marca deve refletir as suas ideias e os seus valores. É esse lado mais humano do seu negócio que atrai o seu público e o leva a interagir com a sua marca.
Responda à pergunta: Quais são os valores da sua empresa?
PASSO 2 – DEFINA O SEU PÚBLICO-ALVO
Saber quem é o seu público e o que espera do seu negócio é fundamental para criar uma identidade visual, até porque, se não sabe para quem fala, como é que transmite a mensagem certa?
Responda à pergunta: Quem vai comprar os seus produtos ou serviços?
PASSO 3 – IDENTIFIQUE A SUA CONCORRÊNCIA
A sua empresa até pode vender os mesmos produtos que a concorrência, mas não é nem nunca será igual a nenhum outro negócio.
Responda à pergunta: O que torna a sua empresa única na sua área de atividade?
PASSO 4 – ENCONTRE A PERSONALIDADE DA SUA MARCA
A sua identidade visual deve comunicar de forma muito clara a personalidade da sua marca. A sua marca é moderna e divertida ou mais tradicional? A sua identidade deve refletir as suas características marcantes.
Responda à pergunta: Que adjetivos quer que o seu público associe à sua marca?
PASSO 5 – DESENHE O LOGOTIPO
As marcas de sucesso são facilmente reconhecidas pelo seu logótipo e, por isso, é fundamental que este seja fácil de memorizar e se diferencie da concorrência. Escolher os elementos certos para o seu logótipo – a cor, o tipo de letra, o símbolo – pode não ser tão rápido como espera. Porquê? Porque o logótipo é parte da sua identidade visual e, como tal, deve estar alinhado com os restantes elementos da sua identidade.
Responda à pergunta: Que elementos identificam melhor a sua marca?
PASSO 6 – PENSE EM TODOS OS PONTOS DE CONTACTO
Cartões de visita, website, redes sociais, brindes, e-mails, embalagens, decoração da loja... A sua identidade visual deve ser consistente em todos os pontos de contacto com o seu público-alvo.
Responda à pergunta: Como é que o seu público poderá interagir com a sua marca?
4 elementos essenciais na criação da identidade visual
Como já vimos, criar uma identidade visual passa por juntar diferentes elementos visuais que, quer em conjunto quer isolados, levam à identificação da sua marca.
Assim, e como referi anteriormente no passo cinco, todos os aspetos da sua identidade visual devem estar alinhados e perfeitamente interligados entre si. Quer isto dizer que há elementos que devem ser definidos, de forma a manter a consistência e a força da sua marca:
CORES
A definição de uma paleta de cores é fundamental no processo de criação da sua identidade visual, já que comunicam e despertam emoções:
Vermelho: entusiasmo, força, energia e perigo
Laranja/amarelo: alegria, simpatia, criatividade e confiança
Verde: natureza, saúde, crescimento, frescura e riqueza
Azul: estabilidade, confiança e segurança
Roxo: autoridade, sofisticação, mistério e criatividade
Castanho: maturidade, robustez e calor
Preto: potência, elegância, prestígio e valor
Branco: limpeza, pureza, paz, serenidade e tranquilidade
As cores certas para o seu negócio são aquelas que vão ao encontro dos valores da sua marca e da mensagem que quer passar.
Dica: defina uma cor principal, duas cores primárias e entre três e cinco cores complementares para que a paleta de cores da sua marca seja flexível e criativa.
TIPOGRAFIA
Os tipos de letra dão graça e personalidade aos textos e, tal como as cores, também eles podem ser associados a sensações:
Serif: formal, confiante, maduro, prestígio, altamente legível
Sans serif: informal, agradável, moderno, chique
Slab serif: robusto, forte
Script: formal, elaborado, especial
Manuscrita: pessoal, criativo, único
A escolha dos tipos de letra para a sua marca deve, mais uma vez, estar alinhada com as características da sua empresa.
Dica: escolha no máximo três tipos de letra e defina a sua utilização – título, subtítulo, corpo do texto, etc.
FORMAS
Corro o risco de me tornar repetitiva, mas, tal como as cores e os tipos de letra, também as formas geométricas despertam diferentes emoções:
Círculo: união, amizade, relacionamentos
Triângulo: inspiração, equilíbrio, suporte, poder
Quadrado: firmeza, estabilidade
Linhas horizontais: tranquilidade, calma
Linhas verticais: superioridade
Qual a forma que melhor se adequa às características do seu negócio? Mais uma vez, esta escolha está 100% dependente das características da sua marca.
Dica: pense em todas as aplicações da sua imagem e garanta que a forma escolhida é facilmente percecionada em todos os formatos e dimensões.
ICONOGRAFIA
Os ícones até podem ser vistos como um simples detalhe, mas lembre-se que é nos detalhes que está a diferença! E a Google é o melhor exemplo disto: não vê o nome da marca em lado nenhum, mas sempre que vê os ícones da imagem abaixo, não têm dúvidas que fazem parte da Google, pois não?

Os ícones irão complementar a comunicação da sua marca em peças online e offline e, por isso, não devem ser descuradas.
Dica: há vários websites que lhe permitam descarregar ícones totalmente grátis. Escolha os que melhor se adequam à sua imagem e adapte-os às cores da sua marca.

Agora que sabe todos os passos para criar a identidade visual da sua marca, já pode começar a trabalhar na sua estratégia de marca. Se já tem uma identidade definida, tire uns minutinhos e pense na sua marca. Lembre-se que nada é estanque e, por isso, faça uma breve análise e responda a perguntas simples como: os seus valores ainda são os mesmos? A sua imagem transmite os seus valores? O seu público-alvo é o mesmo?
Caso precise de ajuda nesta análise, fale connosco! Podemos ajudá-lo a identificar oportunidades de melhoria e trabalhar consigo na criação da identidade visual do seu negócio.