top of page

All we need is love... e vendas!

AUMENTE AS SUAS VENDAS NA LOJA ONLINE E NA LOJA FÍSICA NO DIA DOS NAMORADOS

por Carina Moreira dia dos namorados, marketing digital, marketing sazonal, páginas amarelas, Dia de São Valentim



Puro consumismo para muitos, celebração do amor para tantos outros, a verdade é que o Dia dos Namorados está quase a chegar e, amores à parte, esta é uma data que vale a pena assinalar no seu calendário de vendas. Afinal, simbólico ou grandioso, quem é que não gosta de receber um presente?


O Dia dos Namorados, à semelhança do Natal e da Black Friday, é uma data especial em que existe mais procura e o seu negócio pode – e deve! - aproveitar para aumentar as vendas, quer na sua loja física quer na sua loja online.


O que pode, então, fazer para vender mais no Dia de São Valentim? Continue a ler e descubra as dicas para potenciar os resultados do seu negócio ao máximo nesta altura em que o amor anda no ar. Vamos a isso?



Os portugueses gostam de celebrar o amor!

Um estudo realizado em janeiro de 2021, pela Picodi, analisou as intenções de compra dos portugueses e revela que, no ano passado, 80% dos portugueses iriam celebrar o Dia dos Namorados e 78% tencionavam oferecer um presente à sua cara metade. De acordo com este estudo, os portugueses gastam, em média, 50€ em prendas no Dia de São Valentim, com os homens a serem mais generosos do que as mulheres: os homens gastam 71€ e as mulheres 40€.


É certo e sabido que a pandemia obrigou a muitas mudanças, mas os portugueses estão cada vez mais sentimentais e investem mais do nunca em presentes para o Dia dos Namorados. Esta é, aliás, a principal conclusão do estudo #LoveIndex2021 da Mastercard, que revela que os gastos dos portugueses neste dia aumentaram seis vezes ao longo da última década. Ainda segundo o #LoveIndex2021, as compras online tiveram um crescimento acentuado de mais de 31 vezes ao longo dos últimos dez anos, sendo que 50% dos portugueses tencionavam comprar o presente para o Dia dos Namorados numa loja online.



5 dicas para vender mais online e offline

Sabemos que os hábitos de compra dos portugueses mudaram e que a digitalização das empresas tem favorecido o panorama digital português. Não é, pois, de estranhar que algumas mudanças tenham vindo para ficar, como é o caso das compras online.


Quer isto dizer que as lojas físicas vão acabar? Não, claro que não! De acordo com o estudo da Mondial Relay de dezembro de 2021, 71% dos consumidores portugueses compram quer online quer em lojas físicas. A nível de entrega dos artigos comprados, o mesmo estudo refere que a entrega em casa é o método preferido da maioria dos portugueses (83%), seguido pela recolha em loja (59%) e pela entrega através de pontos de recolha (53%).


Como já vimos num outro artigo, online e offline são duas realidades que se complementam e, por isso, é cada vez mais importante alinhar a sua loja online com a sua loja física. E, afinal, como é que pode vender mais neste Dia dos Namorados? Vamos às dicas:


Selecione os produtos certos

As flores e os chocolates até podem ser os artigos mais facilmente associados a esta data, mas quem disse que não pode inovar? A criatividade pode ser a chave para o sucesso e o Dia dos Namorados não tem necessariamente de ser para casalinhos, até porque o amor próprio também é válido e há muitos solteiros que podem ser o público-alvo da sua campanha.

>> Definir os objetivos é o primeiro passo para qualquer campanha e todas as ações, online e offline, devem ser alinhadas de forma a atingir esses objetivos.


Aposte na decoração alusiva à data

Quando Camões escreveu que o “Amor é fogo que arde sem se ver” estava, claramente, muito longe de saber o impacto que uma montra bem decorada tem nos consumidores, quer na loja física quer na loja online.

>> Utilize os mesmos elementos decorativos para que os seus clientes identifiquem facilmente o seu negócio online ou offline.


Acrescente valor aos seus clientes

A melhor forma de se diferenciar da concorrência é mostrar aos seus clientes que o seu negócio é muito mais do que vender um produto. Pense na Starbucks: beber um café numa das lojas desta marca é toda uma experiência e é isso que leva ao reconhecimento da marca em todo o mundo.

>> As compras online com recolha em loja ou drive thru (comprar sem sair do carro) são excelentes opções para ajudar os seus clientes a poupar um bem precioso: tempo!


Disponibilize várias opções de pagamento

Nada é mais frustrante para um consumidor do que não conseguir pagar o que quer comprar. Disponibilizar diferentes métodos de pagamento é uma mais-valia para os seus clientes e para o seu negócio que se destaca da concorrência.

>> Lembre-se que, hoje em dia, há cada vez mais pessoas a optar por pagamentos com o telemóvel ou por MB Way.


Divulgue a sua campanha especial

Como é que os consumidores vão entrar na sua loja, online ou física, se não promove o seu negócio? Mais uma vez, a criatividade pode ser decisiva para chamar a atenção dos consumidores e, caso o seu orçamento permita, pode combinar publicidade online e offline para chegar a mais pessoas.

>> Não se esqueça dos seus clientes habituais! Envie-lhes um e-mail personalizado em primeira mão – ser atencioso também é um gesto de amor.



Se ainda não preparou nada para esta data especial, está na altura de o fazer. Lembre-se que o Dia dos Namorados está intimamente ligado às emoções e, por isso, é importante envolver os seus clientes desde o primeiro momento para que queiram entrar na sua loja, online ou física, e conhecer os seus produtos. E se precisar de ajuda para definir uma estratégia para esta data especial, fale connosco. Os nossos especialistas podem ajudar na definição e implementação de uma campanha que ajude o seu negócio a vender mais neste Dia de São Valentim.

bottom of page